Bem Vindos ao Blog d' Os Dragoes

O clube de futebol amador Os Dragões é composto por um grupo de jovens bem parecidos, bem dispostos e cheios de talento que decidem aproveitar este espaço para a comunicação entre membros e para a organização das actividades do clube.

Ao mesmo tempo damo-nos a conhecer ao mundo e aproveitamos para ir publicando os resultados das nossas actividades da época 2010/2011 que irão passar, se tudo correr como se espera, pela realização de desafios amigáveis com clubes sitos no distrito de Setúbal.


domingo, 6 de março de 2011

Crónica do jogo de 5 de Março contra a U.D.C. Beringelense.

Aproveitando a pausa no campeonato Inatel do distrito de Beja, os Dragões deslocaram-se a Beringel, a convite da equipa local para a realização de uma partida amigável.
Ás 15:00h, sob condições climatéricas excelentes para a pratica do futebol, teve inicio o desafio.

A primeira nota de destaque vai para a bola, que muito leve, poucas vezes parou no chão tornando o jogo muito feio. Ainda assim, a equipa de Beringel esteve claramente por cima na meia hora inicial, fazendo uma pressão muito alta e conseguindo algumas combinações rápidas ao primeiro e segundo toque, embora sem criar grande perigo para a baliza contrária. A partir daí o jogo equilibrou-se, entrou uma nova bola no pelado, o que, aliado à quebra de ritmo da equipa local, permitiu que a nossa equipa começasse aos poucos a praticar o seu futebol.
A primeira parte terminou então com um ascendente do Dragões e com 2 jogadas que merecem destaque, uma bola de cabeça enviada à barra da nossa baliza após um canto e um ataque nosso em que o avançado isolado permitiu a defesa do guarda redes opositor.

Na segunda parte o mister implementou uma nova táctica que, embora não tenha sido bem recebida por todos, se mostrou eficaz. Os jogadores ficaram mais espalhados pelo campo permitindo um maior espaço para trocar a bola pelo chão. Agora, com a nossa equipa claramente por cima e aproveitando o vento a favor, fizemos melhor uso do contra ataque rápido e com bolas para as costas da defesa conseguimos criar perigo.
Na segunda parte merecem destaque os 3 golos marcados e mais umas jogadas de perigo, inclusive uma perdida do avançado isolado, apenas com o guarda redes contrário pela frente e duas oportunidades seguidas resultantes de cabeceamentos na área após a marcação de cantos. Da parte da equipa adversária, destacamos também o golo já no período final que surgiu após uma grande penalidade, muito duvidosa, assinalada.

Comentários individuais:

Helder (nota 6): Cumpriu mas não brilhou. Jogou a primeira parte no meio campo, local que lhe é bastante desconhecido e ajudou a equipa, essencialmente, no equilíbrio defensivo, tendo sido prejudicado pela pouca construção de jogo que tivemos nessa fase do jogo e pela excessiva concentração de jogadores no centro do terreno. Na segunda parte, a fase de crescimento da equipa, passou para central onde também foi cumprindo.

Jordão (nota 7): Está a assumir cada vez mais o seu papel de patrão da defesa, começando a gritar com os colegas e a coordenar a linha defensiva. Sem dar muito nas vistas, a sua presença é tranquilizante para a equipa. Hoje esteve sempre bem nas dobras a fazer e a diminuir as linhas de passe para a baliza. Na segunda parte com 3 centrais, foi obrigado a sair da zona de conforto para pressionar mais a frente, tarefa que desempenhou bem com mais sucessos que derrotas.

Vasco (nota 8): Chegou e sobrou para as encomendas. Este central parece um ninja, ninguém dá por ele em campo, mas está sempre no sitio certo para fazer o corte. Muito bem no 1 para 1 e muito bem nas dobras. Não me recordo de ter perdido um confronto directo.

Amândio (nota 8): Não entrou bem no jogo, foi cumprindo defensivamente, mas já nos habituou a melhor. Pareceu cansado e chegou a perder algumas bolas em velocidade na linha, permitindo os cruzamentos do extremo opositor. Na segunda parte era outro. Mais solto em razão da táctica, e talvez mais confortável por ter regressado ao lado direito, o seu lado natural, teve mais bola e ajudou no ataque, sempre disposto a criar linhas de passe junto à linha que percorreu para a frente e para trás vezes sem conta. Defensivamente esteve irrepreensível. Mostrando a "garra" do costume, esteve tal carraça em cima dos adversários não lhes permitindo qualquer espaço. Destaca-se o cruzamento que deu origem ao 2º golo.

Penedo (nota 6): Entrou na 2ª parte para a posição de defesa esquerdo e cumpriu. Em virtude da ala direita ser a mais atacante, pautou a suas subidas em campo e esteve muito bem no 1 para 1, fazendo até algumas arrancadas com a bola pela linha, mas sem oportunidade de se aventurar no ataque e brilhar. Infelizmente ficou associado ao golo adversário por ter cometido a grande penalidade. Importa, no entanto, referir que, esta foi mal assinalada. Destaca-se ainda um cabeceamento após canto que criou confusão e perigo na área adversária.

Nuno Pereira (nota 7): Fez o favor de ir a baliza na 2ª parte substituindo o seu irmão. Foi competente enquanto la esteve, sempre rápido a sair ás bolas enviadas para as costas da defesa, tendo apenas sofrido de penalti, uma bola na qual ainda tocou.
(nota 7): Enquanto defesa direito, papel que cumpriu na 1ª parte, esteve bem. Sempre com muita entrega nas recuperações de bola, não proporcionou espaço aos adversários. Na ajuda ao ataque, não subiu muito, mas subiu quando era preciso, fazendo uso da velocidade conseguiu ficar em posição de remate, tendo este saído ao lado.

Flecha (nota 8): É um jogador muito posicional, que desempenha bem o papel de médio defensivo destruidor de jogo. Hoje, recuperou diversas bolas na 1ª parte onde o seu espaço no terreno esteve sempre muito povoado. Mostrou-se, no entanto um pouco precipitado nas saídas com  bola para o ataque, tendo melhorado na 2ª parte consequência do maior espaço que havia no meio campo, destancando-se a jogada de inclusão no contra ataque, mesmo antes do apito final, onde, apesar do cansaço, conseguiu em velocidade e força ultrapassar o último defesa e marcar o 3-1 final.

Severino (nota 8): Um dos melhores em campo, correu kms. Muito eficaz nas recuperações de bola, inteligente a ler o jogo, cortando linhas de passe e muito pragmático nas disputas de bola, lutando muito e recorrendo à falta em caso de aperto. Tentou sempre sair com a bola jogável e aproveitou o maior espaço existente no 2º tempo, para cumprir a táctica e com o passe longo colocar a bola nas costas da defesa contrário. Destaca-se um passe no primeiro tempo que colocou o avançado apenas com o guarda redes pela frente.

Dani (nota 7): Não entrou particularmente bem no jogo, apresentando grandes dificuldades com o facto da bola não parar no chão. Foi ajudando defensivamente sem brilhar, também tentou acelerar o jogo mas sem grande eficácia. Só no fim da primeira parte é que conseguiu ter bola, tendo então participado ofensivamente, pautando alguns ataques. Na segundo parte, começou melhor. Com mais espaço, mais esclarecido, e com mais confiança para ter a bola no pé, sofreu muitas faltas e acabou por se lesionar sozinho, saindo aos 60 minutos, antes de ter conseguido fazer a diferença.

João Pereira (nota7): Voluntariou-se para a baliza na primeira parte onde fez o que lhe competia. Também com a atenção voltada para as bolas colocadas entre si e a defesa, chegou sempre primeiro que os avançados. Destaca-se a mancha que fez ao avançado contrário tapando os caminhos da baliza, obrigando-o a chutar ao lado.
(nota 6): Na segunda parte entrou para o lugar de médio defensivo. É um jogador frio e inteligente, lê bem o jogo e faz pressão nas alturas certas. Infelizmente é assombrado por uma lesão no joelho que o impede de ser mais combativo e de progredir com a bola. Entrou bem no jogo, mas aos poucos foi-se notando o cuidado na abordagem a alguns lances e alguma falta de ritmo de jogo. Apercebendo-se disso, deixou de lado o apoio ao ataque e concentrou-se em estancar as ofensivas contrárias.

Calvo: (nota 8): Entrou apenas na 2ª parte e não entrou particularmente bem. Tentou vir buscar umas bolas atrás mas não conseguiu progredir no terreno, embrulhando-se com os adversários e perdendo a bola. Mesmo na frente parecia algo apático. No entanto, em termos de eficácia, exactamente aquilo que se pede a um ponta de lança, esteve em altas. Abriu o marcador cedo na 2ª parte através de um golaço de calcanhar no ar, no seguimento da marcação de um livre, em que apareceu isolado na pequena área. Melhorou depois do golo, mostrando-se mais combativo na frente. Chegou ao segundo golo, mais uma vez, ao estar no sitio certo, após um cruzamento da direito e de uma falha do defesa que deixou a bola passar colocando-o de baliza aberta para finalizar. Este bis poderia facilmente ter sido um hat-trick, numa tarde que seria, sem dúvida, gloriosa, não fosse falhar o remate que passou junto ao poste, após ter ganho em velocidade perante o central e se ter isolado frente ao guarda redes. Destacam-se ainda duas situações de perigo, uma em que aproveitou uma defesa incompleta do guarda redes e outra em que ia isolado e foi travado em falta.

Big (nota 6): É um avançado mais posicional que precisa de bola no pé, contrariando a tendência da equipa em jogar nas bolas rápidas para as costas da defesa, e foi, talvez, a maior vitima da parca construção de jogo da equipa na primeira parte. Raras foram as vezes que a bola lhe chegou aos pés, tentou vir buscar jogo atrás, recuperar algumas bolas, mas não conseguiu impor o seu futebol de passes curtos rápidos. Regressou na 2ª parte para o meio campo, substituindo um jogador lesionado e ressentiu-se de uma lesão própria, tendo, ainda assim aguentado sempre em campo em virtude de no banco apenas estarem 2 jogadores, ambos lesionados.

Rui jorge (nota 8): Outro que se evidenciou pela positiva, sempre disponível para procurar o espaço nas costas da defesa, nunca desistiu dessas bolas, mesmo aquelas que eram fruto de alívios, mais do que eram verdadeiros passes. Conseguiu ganhar muitas bolas em velocidade e conseguiu sempre manter a posse de bola, esperando pelo apoio dos colegas. Sempre muito expedito, foi importantíssimo nos lançamentos de linha lateral a favor, quer aproveitando a velocidade e distracção dos adversários ganhando a linha, quer na protecção e manutenção da posse de bola. Só faltou mesmo o golo que poderia ter surgido em 2 ocasiões, na primeira parte numa jogada onde foi isolado, tendo permitido a defesa do guarda redes, e na 2ª parte, após uma jogada individual, onde arranjou espaço para o remate que saiu à figura. Saiu lesionado aos 70 minutos da 2ª parte, antes de ter conseguido fazer o gosto ao pé.

Homem do jogo: Tiago Calvo (em face da eficácia e do cumprimento do seu papel em campo, tendo em 45 minutos marcado 2 golos e criado outras oportunidades que o deixaram a um passo do hat-trick).

[]
Dani.

5 comentários:

  1. Alguma incorrecção comentem aí que eu altero, o foto jornalismo fica para próxima, já que a máquina do mister do século passado não permite essas aventuras.

    ResponderEliminar
  2. bom comentario daniel \o a equipa ta de parabens, esperemos pelo proxima jogatana ass. helder

    ResponderEliminar
  3. Gostei do comentário e da originalidade do Daniel em faze-lo..FORÇA equipa, grande entrega, estamos de parabens!

    =)CARREGA DRAGÕES(=

    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Bom jogo, boa vitória, agora é descansar no estaleiro! haha vê só o trabalho que tu tiveste oh Daniel! Ta optimo isto! ass: RJ19

    ResponderEliminar